Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
As notícidas não são de hoje, mas ainda estou boquiaberta pelo dito “humor britânico”. Desta vez, com LEGOs! Não é por acaso que, cada vez que alguém de Londres e arredores abre a boca, um anjo ganha asas. Quero dizer, o “sim” pela independência escocesa ganha um voto. Excepto quando é o David Bowie, claro. Esse só despoletou dias inteiros de trocadilhos no Twitter com os títulos das canções adaptados aos estereótipos sobre os escoceses.
O Guardian, considerado pelos leitores do Torygraph como um pasquim de esquerda, tem tido parte activa na campanha. Ele é artigos sobre como imperadores do whisky temem a separação, ele é colunas de opinião sobre como as mulheres tendem a estar tramadas em países pequenos (hurrah! Preocupam-se com as gajas!), passando por pedidos de desculpas para inglês ver e, claro, títulos com o papão do financiamento e de como a Escócia nunca se conseguirá safar. Só falta um estudo sobre o movimento das placas tectónicas no caso de os votantes escolherem deixar o reino separado. Pronto, de vez em quando lá publicam qualquer coisa pelo "sim". Independentemente disso tudo, agradeço-lhes terem preservado esta pérola para a posteridade. Parte de mim ainda tem esperança de que isto seja mesmo sinal de que o “não” se sente tão seguro que até deixa terroristas panfletários do “sim” infiltrar-se para boicotar a campanha oficial.
Gostava, no entanto, que este primeiro post com a etiqueta do referendo das ilhas servisse para deixar um link útil e supra-partidário para seguir o debate, do lado do "sim". É que, apesar do paternalismo crescente da campanha do “não”, ainda há quem vá tentando discutir política ali pelas páginas da Bella Caledonia.
Como enviada especial do Linhas da Ira para as Terras Altas, prometo manter-vos a par do que se for passando nos dois meses e meio de propaganda e debate construtivo que temos pela frente. Vão mandando as vossas perguntas e ainda talvez se arranje uma sessão de Q&A em directo! Ah, esperem, em Agosto há festival de teatro. Muita tinta correu sobre como os Jogos Olímpicos de Londres terão contribuído para o sentimento de união no reino. Pode ser que os festivais de Edimburgo acabem num desvario separatista a 18 dias do referendo...
PS - Parece que o Bowie foi perdoado.